Garantia e Pedido de Reparação
Os artigos comercializados pela IDEALSAT na sua loja online e espaços comerciais estão abrangidos pelo regime de garantia legal nos termos especificados em 1 abaixo (GARANTIA LEGAL). Antes de adquirir um bem, tenha em mente os seguintes pontos descritos nesta página:
- A IDEALSAT realiza apenas o trabalho de distribuição
- Os produtos comercializados pela IDEALSAT não são fabricados pela mesma, sendo adquiridos ao Produtor para revenda aos seus clientes.
- No momento da venda, a IDEALSAT passa para o Cliente a garantia do Produtor sobre esse(s) mesmo(s) produto(s);
- Alguns produtos estão assinalados com o prazo de garantia superior ao legalmente estabelecido- até 01 de dezembro de 2022 correspondente a um período mínimo legal de garantia de 2 anos e, posteriormente a essa data, a um período mínimo legal de garantia de 3 anos após a entrega do bem ao consumidor. Após o termo do período legal de garantia, o processo de garantia terá de ser tratado diretamente entre Cliente e Produtor;
- Em caso de dificuldades na instalação/utilização de algum produto, comece por certificar-se de que está a seguir todas as instruções contidas nos Manuais de Instruções do Produtor / Fabricante, nomeadamente sobre a instalação e utilização do software apropriado. Se o problema persistir, contacte diretamente o Produtor / Fabricante ou entre em contacto com o nosso departamento técnico;
- Em casos de RMA, a IDEALSAT compromete-se a dar o seu melhor para que o seu produto seja trocado o mais rapidamente possível, tendo o Cliente, contudo, de ter em mente que o processo não depende exclusivamente do vendedor distribuidor (IDEALSAT). Todos os produtos que dão entrada nas nossas instalações para RMA são testados e expedidos com a maior brevidade possível. Daí em diante, o processo passa a ser responsabilidade de Produtor / Fabricante;
- No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior ao atualmente em comercialização, no entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do Produtor / Fabricante. Mediante opção do Cliente, poderá igualmente ser efetuada nota de crédito para que o cliente possa adquirir posteriormente outro(s) artigo na(s) nossa(s) loja(s);
- Os pedidos de RMA são efetuados na área reservada de Cliente. O incumprimento dos procedimentos descritos nessa secção levará à devolução do produto com despesas a cargo do Cliente;
- Tenha em atenção que qualquer alteração ao produto de origem INVALIDA A GARANTIA. Por exemplo: remoção dos autocolantes com número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva à garantia, adulterações provocadas por VMODS, incorreta instalação de dissipadores em gráficas e memórias, processadores e motherboards com pinos partidos/tortos, produtos incompletos, etc. Em todos estes casos o RMA é imediatamente RECUSADO;
- Independentemente de o equipamento ter ou não ter garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não seja detetada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrada uma taxa para cobrir custos logísticos;
- Em nenhum caso a IDEALSAT poderá ser responsabilizada pela eventual perda parcial ou total de dados, programas ou software, instalados nos produtos entregues para reparação;
- O prazo de levantamento dos equipamentos entregues para reparação, é de 30 dias após o registo de documento. No caso de o artigo nãos ser levantado nesse prazo, considera-se abandonado nos termos do artigo 1267.º/1/a) do C.Civil, pelo que a IDEALSAT deixa de ser responsável pela integridade do equipamento. A partir do momento em que este se considere abandonado, o titular fica obrigado a pagar a título de cláusula penal a importância de 2.5 Euro por cada dia de atraso no levantamento. Passados 3 anos da data do respetivo documento e, ao abrigo do artigo 1299.º do C .Civil, o material tornar-se-á propriedade da IDEALSAT a título de usucapião. Em caso de dívida, a PCDIGA goza do direito de reter todo o material existente nas suas instalações até que esta seja totalmente liquidada.
1.Garantia Legal
O que é a garantia legal?
Caso adquira um artigo à IDEALSAT este poderá abrangido pelo regime de garantia legal. O regime da garantia legal é apenas aplicável a consumidores (pessoa singular que efetua a compra fora do âmbito de atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional ou que, relativamente a um bem com uso misto, se verifica não ser a finalidade comercial predominante no contexto global do contrato de compra e venda). Caso o Cliente não se qualifique como um consumidor e fora dos casos abrangidos por garantias de cariz contratual, qualquer solicitação do Cliente relativa a falta de conformidade do artigo ficará sujeita a apreciação casuística da IDEALSAT e poderá ser por esta recusado.
Nos termos da lei, o consumidor tem direito à conformidade dos bens.
Assim, sempre que uma falta de conformidade se manifeste no seguinte prazo a contar do momento da entrega do bem ao consumidor (receção na morada de envio estipulada pelo consumidor, levantamento pelo consumidor ou de instalação pela IDEALSAT, quando haja sido contratada):
- 2 (dois) anos, caso o bem seja novo e haja sido adquirido até 31/12/2021;
- 3 (três) anos, caso o bem seja novo ou recondicionado e haja sido adquirido a partir de 01/01/2022.
O consumidor tem direito:
- À reposição da conformidade, através da reparação ou da substituição do bem;
- À redução proporcional do preço; ou
- À resolução do contrato.
Privilegiamos a reparação dos bens que apresentem faltas de conformidade (defeitos) e, neste sentido, esclarecemos que, salvo situações pontuais que, de acordo com o nosso critério, mereçam outra solução, apenas corresponderemos a eventuais pedidos de clientes de reposição da conformidade através da substituição do bem, de redução proporcional do preço ou de resolução do contrato nos casos em que a lei impuser a aplicação de qualquer uma destas medidas. Em alguns casos poderá a IDEALSAT pretender reparar a conformidade mediante substituição do bem, sendo disso informado o consumidor. Note que apenas nos casos definidos na lei é que o consumidor tem direito à resolução ou redução do preço.
Como proceder se se manifestar uma falta de conformidade(defeito) de um produto que esteja abrangida pela garantia legal?
Deverá efetuar o pedido conforme detalhado no ponto 5 – COMO FAZER PEDIDO-, respeitando as condições detalhadas no ponto 8 – CONDIÇÕES PARA REPARAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO-, no ponto 9- CONDIÇÕES PARA REDUÇÃO DO PREÇO- ou no ponto 10 – CONDIÇÕES PARA RESOLUÇÃO DO CONTRATO-, conforme seja de aplicar ao caso concreto.
Posso procurar assistência diretamente junto do produtor, fabricante ou representante da marca do produto?
Os direitos do consumidor relativos à garantia legal podem ser exercidos junto do produtor, fabricante ou representante da marca do produto ou junto da IDEALSAT, de acordo com a preferência do consumidor. Se tratar da garantia do seu produto diretamente junto do Produtor / Fabricante, visto que está não tem intervenientes pelo meio, o processo poderá ser mais cómodo e célere. Caso seja possível obter assistência diretamente junto do Produtor / Fabricante, recomendamos este método.
Veja mais informações em 4 abaixo (GARANTIA DIRETA COM O PRODUTOR / FABRICANTE).
2. Garantia Collect & Return
Sem prejuízo da Garantia Legal, a IDEALSAT oferece aos Clientes que a pretendam contratar a Garantia Collect & Return.
- Esta garantia é válida apenas em computadores desktops montados e configurados pela IDEALSAT e assinalados como tal no website e no seu documento de compra;
- Este tipo de garantia tem a validade de dois anos a partir da data de compra;
- Inclui serviço de recolha do computador quando avariado e a sua devolução em casa do Cliente após reparação;
- Para a ativação/uso deste tipo de garantia, basta entrar em contacto com a IDEALSAT através do e-mail rma@idealsat.com e fornecer o número do documento de compra;
- Durante a reparação, a IDEALSAT não se responsabilizará por qualquer software instalado e/ou de qualquer dado armazenado dentro do computador;
- No caso de o produto estar fora de garantia, o cliente fica onerado com os custos de transporte (no valor de 36,90€) e reparação, conforme orçamento;
- Não está incluído na garantia qualquer tipo de avaria ou mau funcionamento relacionado com software.
3. Garantia- Prestação de Serviço/Reparações
Quando um produto adquirido a partir de 01/01/2022 haja sido reparado por falta de conformidade dentro do prazo legal de garantia que assiste ao consumidor, o produto reparado beneficia de um prazo de garantia adicional de 6 meses por cada reparação, até ao limite de 4 reparações.
Se o produto reparado tiver sido adquirido até 31/12/2021, este mantém a mesma garantia de 2 anos a partir da data em que o bem foi inicialmente entregue ao consumidor (antes da reparação), acrescido do tempo durante o qual o consumidor tenha sido privado do uso do produto (excecionando-se o período de tempo em que, a expensas da IDEALSAT, o Cliente tenha visto o produto sujeito a reparação, ser substituído.
Nos demais casos, a garantia de reparação é de 90 dias, a contar da data de finalização da prestação de serviço, sendo a garantia válida apenas para as peças substituídas (esta garantia limitada não afeta os direitos legais do consumidor).
Em qualquer cenário, a garantia das reparações não contempla as seguintes condições:
- Danos físicos (equipamento partido/danificado/corroído/empenado, etc.);
- Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, fogo, água, perturbações elétricas, atmosféricas, etc.;
- Danos causados por transporte negligente efetuado pelo Cliente ou terceiros em sua representação;
- Utilização de opções ou consumíveis não apropriados ao equipamento em questão;
- Durante este período o equipamento tiver sofrido intervenção técnica, com mão-de-obra e peças alheias aos serviços da IDEALSAT;
- A reparação anterior tiver sido efetuada sob pedido e responsabilidade do cliente.
4. Garantia Direta com o Produtor/Fabricante
Algumas marcas disponibilizam garantia/suporte direto ao Cliente. Nesse caso, recorrer à garantia direta, será o modo preferencial para a realização da reparação.
Áudio
Moduladores
Recetores
Suportes de LCD
Telecomandos
Televisão
Acessórios de Satélite
Amplificadores e Fontes
Antenas Parabólicas
Antenas Terrestes
Derivadores e Repartidores
Suportes e Fixação
Tomadas TV
Cabo Coaxial
Cabo UTP
Cabos de Ligação
Conetores
Repartidores e Conversores HDMI
Outros Acessórios
Alicates e Descarnadores
Consumiveis
Soldadura
Medidores e aparelhos de teste
Multímetros e Chaves de Precisão
Antenas Wifi
Bastidor e Acessórios
Comunicações
Fibra Ótica
Informática
Router
Switches
Áudio Porteiros
CCTV
Controlo de Acessos
Cofres
Equipamento de Extinção
Incêndio
Smart Home IoT
Videoporteiros
Alcalinas
Aparelhos Auditivos
Baterias
Botão
Carregadores
Especiais
Lítio
Recargáveis
Relojoaria
Blocos Tomadas com botão
Blocos Tomadas sem botão
Blocos Tomadas sem extensão
Cabo elétrico
Desenroladores
Fontes e Cabos de Alimentação
Guias passa cabos
Interruptores e fichas
Outros Acessórios
Aquecimento e Ventalização
Desumidificadores
Suportes e Acessórios AC
Aquecimento Bio Ethanol
Solar
Veículos Eléctricos
Armaduras
Campânulas
Plafond
Candeeiro-Apliques
Downlights
Iluminação Pública
Lâmpadas LED
Tubos LED
Projetores LED
Painéis LED
Lanternas LED
Cozinha
Pequenos Eletrodomésticos